terça-feira, 9 de abril de 2013

2. CONSERVAR SEMPRE O SENTIMENTO NATURAL



Reverências para você que está acompanhando o Blog Felicidade da Mulher, hoje vamos dar continuidade a uma postagem anterior, vamos falar sobre a segunda Norma dos Praticantes da Seicho-No-Ie:


CONSERVAR SEMPRE O SENTIMENTO NATURAL

A verdadeira felicidade é algo natural e simples. A Verdadeira felicidade é como a água potável. Somente através de uma felicidade natural e simples como água potável é que a alma consegue realmente saciar sua sede. A felicidade ardente, a alegria delirante e os prazeres inebriantes são estimulantes como sorvete, o café, o chá açucarado e as bebidas alcoólicas, mas nunca saciam a sede interior.

Até compreender que o valor da verdadeira felicidade está na simplicidade, o homem terá de ficar vagando pela vida. (TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade da Vida, v.37.  8 imp.São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, .p. 125).

Sentimento natural é o zero, é o todo, é o círculo, é a perfeição, é puro, e a fonte da provisão infinita, da harmonia; é a ausência de doenças. Infortúnios, dificuldades e doenças surgem quando se está afastado do sentimento natural. Toda espécie de infelicidade se estingue quando, após uma reflexão, se torna ao sentimento natural. (TANIGUCHI, Masaharu. O que Dever Fazer o Dedicado á Iluminação. 7 ed. [revisada]. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2010. p. 121).

Então o que vem a ser essa mentalidade antinatural?

É a mentalidade que não aceita os fatos naturais de modo natural. Existe o ego, a escolha egoísta, não aceitando tudo com gratidão e naturalidade. Faz-se escolhas e se contenta com aquilo que não é natural. Essa mentalidade antinatural cria ambientes e estado de saúde física que não são naturais. O ambiente é a sombra da mente, o corpo carnal também é sombra da mente. Quando a pessoa não aceita tudo que é normal, com gratidão, e se contenta com aquilo que é antinatural, não consegue dar a vida total ao seu estado natural de agora, e seu corpo físico como também seu ambiente não são vivificados integralmente, manifestando de modo defeituoso e imperfeito. (TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade da Vida, v.36.  4 imp. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2009. p. 51).

Vamos à prática?


Aceite a situação a tal qual ela se apresenta. 

Para atingir o estado mental de aceitar uma situação tal qual ela se apresenta, com docilidade e gratidão, é necessário conscientizar que o homem é originariamente perfeito e puro, um ser que já está naturalmente purificado e remido. Nada há que liberte a Vida do homem como esta Verdade.

O homem não criado originariamente de modo perfeito e restrito, que só consegue se purificar por meio de práticas religiosas ou lavando o corpo com agua. “O homem é filho de Deus, é a própria natureza divina” – Eis a Verdade vertical anunciada pela Seicho-No-Ie. (TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade da Vida, v.36.  4 imp. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2009. p. 91).

Respeite a Individualidade dos outros. 

As pessoas, assim como diferem nos traços fisionômicos, diferem também na individualidade e no modo de ver as coisas. Por isso, a tentativa de fazer com que a visão e as opiniões de todas as pessoas sejam iguais ás nossas só pode resultar em fracasso. O que podemos ganhar com isso são o cansaço e a hostilidade. Quando tentamos impor teimosamente a nossa opinião aos outros, somos detestados inevitavelmente, pois ninguém gosta de ser coagido a aceitar as opiniões alheias.

O homem quando em verdadeira liberdade, passa a viver corretamente, assim como o pião gira firmemente em torno do seu eixo quando o deixamos rodar livremente, sem o tocarmos.  (TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade da Vida, v.37.  8 imp. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil,. p. 122).

Viva Naturalmente!!! Conheça o Modo Feliz de Viver em Harmonia com a Natureza!



Para purificar a mente

Uma das condições para tornarmo-nos felizes é compreender que no mundo criado por Deus não existem males e pecados. Um copo que contém água suja não ficará limpo enquanto não despejarmos a água suja e a substituirmos por água limpa. Se em nossa mente gravamos a idéia de que os males, os pecados e os castigos existem, precisamos eliminar esse pensamento a fim de nos purificarmos. Oremos da seguinte forma:


  O Amor de Deus se derrama sobre mim.
Estou envolto pelo Amor de Deus
e preenchido pelo mesmo Amor divino.
Fui purificado de todos os pecados,
ódios, rancores e mágoas do passado.
Estou totalmente purificado.
Assim como Deus me perdoou,
também perdoei a todas as pessoas.
Obrigado, obrigado, obrigado.

(TANIGUCHI, Masaharu. Minhas Orações, 36 imp. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, .p. 141).


Assista também o Programa Seicho-No-Ie na TV, com o tema: O que significa ser natural: http://www.youtube.com/watch?v=CC85eCJvLnE


Muito Obrigada!
(texto com a colaboração de Aline Marques Magalhães) 

2 comentários:

  1. Obrigada pelas belas palavras e a iniciativa de divulga-ĺás.
    Que Deus te ilumine hoje e sempre.
    Com amor, Vera Lúcia

    ResponderExcluir