segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A VIDA CONJUGAL É UMA "ACADEMIA " ONDE O CASAL EXERCITA A FÉ



A vida conjugal é uma "academia" onde o casal exercita a fé. é um lugar de reverência mútua.

A vida no lar consiste basicamente em cada cônjuge reverenciar o outro, que é a outra metade dele.

Dizer "Bom dia" um para o outro é a reverência matinal.
Na hora de o marido ir para o trabalho, a esposa deve dizer-lhe com amor e respeito "Vá com Deus", e quando ele sair deve reverencia-lo pelas costas, visualizando-o como um ser que manifesta atributos divinos.


Quando a esposa conseguir realmente reverenciar o marido dessa maneira, ele passará a manifestar a a perfeição da Imagem Verdadeira 
(a Vida de Deus alojada nele) e estará sempre a salvo se acidentes de trânsito, acidentes no trabalho e outros riscos.


Existem pessoas que , ao sofrer um acidentes põe toda a culpa nos fatores externos e tornam-se revoltados, nutrindo ódio e rancor contra os outros.

É verdade que os acidentes, em si, vêm de fora, mas a origem está na mente: quando a pessoa deixa de ter sentimento de amor e reverência ao próximo e vive com a mente atribulada por sentimentos ruins, como por exemplo, despeito, rancor, ódio, hostilidade, acaba atraindo fatos que sintonizam com as ondas mentais negativas e pode sofrer acidentes.


A CASTIDADE E A INFIDELIDADE


O amor conjugal é alicerçado na união das duas metades de uma alma, e por isso exige castidade.

A infidelidade parece algo sujo porque é uma ligação com alguém que não é a legítima metade da alma, ou seja, uma ligação ilícita.

Frequentemente, as pessoas fazem confusão entre atração das almas e atração dos corpos.

Atração física é um instinto de preservação da espécie criou para garantir a descendência do homem carnal, e tem como isca o prazer sexual.

A pessoa pensa que está proporcionando prazer a si próprio, mas na verdade , está agindo à mercê do instinto de preservação da espécie. 


livro texto: Assim se Concretiza o Amor - pg. 169/170
Masaharu Taniguchi


O QUE O MARIDO BUSCA NA ESPOSA


O amor verdadeiro vem de Deus. quando a pessoa recebe o amor verdadeiro, a sua alma é santificada.
Referindo-se ao amor da esposa, Jeremy Taylor disse: 

"A esposa excelente é o presente mais valioso que os céus dão ao homem. Ela é um colar feito de inúmeras contas de atributos virtuosos, é uma caixa de jóias repleta de pedras preciosas.
Sua voz é como uma música celestial seu sorriso é como a luz do Sol que brilha no céu azul, seus beijos são como as asas de um anjo que acalenta as criancinhas, seus braços que envolvem o marido são como uma fortaleza que o protege de todos os males, seu zelo no trabalho é como um administrador financeiro, as refeições que ela oferece ao marido são como obras de um grande chef, as palavras que saem de sua boca são como recomendações do mais fiel conselheiro, e o seu peito é como um acolchoado macio e quente".


Uma mulher assim é realmente o mais valioso presente que o homem pode receber dos céus.

PG.  172


CONSELHO PARA A ESPOSA CONTEMPLAR A PERFEIÇÃO DA IMAGEM VERDADEIRA DO MARIDO.



Quando o marido fracassar no empreendimento ou em outra área de atividade e estiver desanimado, a esposa não deve compartilhar desse desânimo.

É nessas horas que o marido precisa de palavras encorajadoras da esposa.
entretanto, se essas palavras forem ditas de maneira superficial, apenas para consolar o marido, a eficácia será pequena.

É preciso que a esposa contemple a Imagem Verdadeira do marido, acreditando que ele é um filho de Deus perfeito, um ser firme e destemido que possui dentro de si infinita força infinita e sabedoria, de  mdodo que as palavras de encorajamento saiam da sua boca espontaneamente.

Qualquer que seja a situação, a esposa não deve deixar de mentalizar a perfeição da Imagem Verdadeira do marido.


pg. 173

Um comentário:

  1. Um dia, uma senhora me fez uma observação muito forte dos tempos atuais e que anda pegando muita gente de surpresa principalmente homens, a questão da alimentação doméstica. "Não tem mais gente para fazer comida." Ela estava se referindo ao fim da empregada doméstica ou aquela estrutura familiar onde, se não tinha a empregada, a esposa fazia a comida. Os jovens estão adaptando ao novo tempo, porém muitos homens principalmente em meia idade se acomodaram porque sempre teve alguém para lhes fazer a gostosa comidinha caseira. Vieram as mudanças e circunstâncias de vida e de repente eles se viram obrigados a fazer suas comidinhas caseiras, coisa muito difícil para muitos porquanto ou dormiram ao longo de suas vidas ou não se ativeram a esta possibilidade. Foram como que atropelados pelo trem da história. Muitos para pior cantavam de galo ironizando as motoristas de fogão. Deu no que deu. O salário do pecado é a morte...:)

    ResponderExcluir