terça-feira, 19 de novembro de 2013

ASSIM SE CONCRETIZA O AMOR


O CASAMENTO VERDADEIRO É AQUELE EM QUE OS CÔNJUGES SENTEM A UNIÃO DE SUAS ALMAS.

ASSIM SE CONCRETIZA O AMOR - PG.41

Não se deve casar por nenhum outro motivo que não seja o amor.O amor não é simples atração sexual nem mera simpatia. Buscar amor não é procurar alguém que satisfaça os próprios desejos, nem é procurar uma linda mulher ou um homem vigoroso.

O amor verdadeiro, que é a condição básica do casamento, é um sentimento profundo que desperta no homem e na mulher a convicção de que são

metades de uma mesma alma e que, casando-se formarão um par completo.

"USAMOS A EXPRESSÃO "A OUTRA METADE DA ALMA", PARA DESIGNAR ALGUÉM QUE NOS AJUDE A MANIFESTAR A NOSSA NATUREZA DIVINA, ALGUÉM INDISPENSÁVEL PARA O NOSSO CRESCIMENTO ESPIRITUAL". Orações Diárias - pg.183 - Masanobu Taniguchi

Uma das características do amor entre um homem e uma mulher é manifestar-se como necessidade de se tornarem um, suscitada pelo sentimento latente de que são originalmente um só ser.

Tanto ele como ela sentem esse anseio. Quando uma pessoa deseja fazer com que o outro se identifique com ela , passa a querer que ele atenda a seus anseios, seus gostos e seus desejos. 

De certa forma , ela tenta dominar o outro. Procura tornar-se um com o outro, assimilando-o.

O amor do homem é de natureza ativa e impetuosa, como está expressa na frase"arrebata sem dó", ao passo que o amor da mulher é de natureza passiva, como está implícita em expressões como "ser acolhida no seio da família do noivo".


O DOM DA MULHER ESTÁ EM VENCER A AGRESSIVIDADE COM A DELICADEZA. 
-pg.42


O amor do homem manifesta-se de modo impetuoso, levando-o à tentativa de dominar a mulher.
Mas neste mundo, muitas vezes , quem procura dominar o outro acaba sendo arrebatado. 
Acontece exatamente o que se expressa o ditado "A suavidade vence a dureza".

Se uma mulher , alegando igualdade entre homens e mulheres, passar a adotar atitudes masculinas, tornando-se agressiva, impetuosa e autoritária, acabará perdendo a sua peculiaridade, como expressa o ditado "A suavidade vence a dureza".

Então o lar dessa mulher será palco de constantes embates entre as duas partes agressivas e, poderá acabar arruinando-se.

A mulher com carreira , que ganha mais que o marido, tende a sentir-se superior ao cônjuge e a tornar-se mandona.
Em consequência, o casal passa a ter discussões acaloradas, que podem evoluir para o divórcio.

PARA QUE A MULHER SE TORNE BONITA
pg-43


O estado mental de uma pessoa manifesta-se na sua fisionomia, nas suas atitudes e na "atmosfera" que dela emana.
Costuma-se pensar que a mente é oculta e invisível. Mas na verdade ela se revela facilmente.

A verdadeira beleza é aquela que se manifesta naturalmente na fisionomia como uma expressão suave e agradável, em decorrência da beleza interior. 
Por mais que uma mulher se maquile com cosméticos caros
não conseguirá esconder o seu estado mental.

Influenciadas pela visão de vida que preconizavam a igualdade entre homens e mulheres, começaram a perder a suavidade, a graça e o encanto que lhes eram peculiares e que, constituindo uma beleza discreta, tinham o misterioso poder de cativar as pessoas.

Isso tem causado grandes danos a elas, e também aos homens.
Foi como se colocasse um fino perfume num vidro qualquer, colasse nele um rótulo com especificações dos componentes e o colocasse à venda.

Num perfume apresentado dessa forma, não podemos perceber o seu real valor que consiste em algo misterioso, romântico e elegante.

O mesmo ocorre com a mulher: quando o corpo feminino é apresentado como um simples corpo carnal rotulado com a análise do ponto de vista fisiológico, a mulher perde o encanto misterioso que lhe é inerente  e passa a ser considerada como um simples instrumento sexual que reage a determinadas maneiras ao receber estímulo.


Tal corpo é corpo feminino mas não a mulher em si.
Quando a mulher perde o encanto misterioso que lhe é peculiar, transforma-se num simples instrumento sexual.

Muitas mulheres do mundo todo, manipuladas pelas opiniões exacerbadas sobre a ampliação dos direitos da mulher e a igualdade entre os homens e mulheres acabam caindo na condição de meros instrumentos sexuais destituídos de encanto misterioso.


Será que elas não percebem o erro?
A beleza da mulher é valorizada quando se mostra através de um véu de mistério.

O QUE EMBELEZA DE VERDADE A MULHER-

PG.46

É triste ver uma mulher falando em tom agressivo como um homem rude.
As palavras gentis trazem paz ao mundo, ao passo que as palavras agressivas incitam a hostilidade.

Se as mulheres não usarem palavras gentis, quem as usará?
Palavras gentis adornam a mulher mais do que o pingente de opala que ela traz no pescoço ou o anel de diamantes que brilha em seu dedo.
Palavras gentis embelezam a mulher com uma luz sublime, mais intensa que qualquer brilhante.


EM QUE CONSISTE A VERDADEIRA LIBERTAÇÃO DO SER HUMANO
pg.46


Interpretar o amor entre o homem e a mulher simplesmente do ponto de vista fisiológico seria o mesmo que colocar o ser humano no mesmo nível de animais e insetos e analisá-los cientificamente.

O homem é como um manipulador de fantoches, pois traz dentro de si seis mundos diferentes, e manifesta concretamente em sua vida as mais variadas situações , em conformidade com a ocasião, o lugar, a pessoa e o nível do satori, ou seja, compreensão da Verdade.

Existem mulheres que pensam que libertação do ser humano consiste em livrar-se das roupas e mostrar a nudez.
.
Assim , usam roupas que deixam à mostra a maior parte do corpo e vivem alardeando o amor livre.
Na verdade, libertam o lado animal, escondendo no recôndito de seu ser o lado sublime que se identifica com Buda,  e seres celestiais.

Para obter a verdadeira liberdade, o homem deve alcançar o elevado nível de Buda e seres celestiais, transcendendo os níveis baixos , como os espíritos famintos, bestas, e espíritos beligerantes, e manifestar o aspecto perfeitamente harmonioso.

Assim se Concretiza o Amor
Masaharu Taniguchi


Nenhum comentário:

Postar um comentário